top of page
Buscar

Matriz de Materialidade: o mapa estratégico que toda empresa deveria ter

  • Foto do escritor: Fábio da Costa Azevedo
    Fábio da Costa Azevedo
  • 10 de jul.
  • 1 min de leitura

Em sua versão atual, o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) define a governança corporativa como “um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral”.


Nesse contexto, a matriz de materialidade se destaca como uma ferramenta estratégica para apresentar, de forma clara, os temas mais relevantes para uma organização — os chamados temas materiais —, com base em seus impactos econômicos, sociais e ambientais.


Elaborar essa matriz de materialidade é como capturar uma imagem de tudo o que pode impactar positiva ou negativamente uma empresa ou organização, servindo como um verdadeiro guia para o processo de gestão de risco e planejamento estratégico da instituição.


A construção da matriz deve partir da análise do contexto da organização: análise de documentos internos e externos, relatórios e publicações, entrevistas com o board, principais stakeholders e especialistas. Uma vez identificados os temas materiais, é fundamental validá-los junto à alta liderança (conselho ou diretoria), garantindo alinhamento com os objetivos estratégicos.


Mais do que identificar os temas materiais de cada organização, é essencial definir quem cuida e como de cada um deles. Estruturar quem será responsável por cada tema e como será feito o seu monitoramento.


A prática tem demonstrado que órgãos de apoio ao conselho ou diretoria funcionam muito bem no processo de monitoramento e avaliação dos temais materiais, ajudando na tomada de decisões mais rápidas e assertivas. Empresas e organizações que adotam essa prática têm colhido excelentes resultados.

 
 
 

Comentários


© 2023 por BGCA Advogados

bottom of page